Matrícula

A matrícula dos aprovados na seleção será feita no sistema da UFRJ (SIGA) pela secretaria de Pós-Graduação após a entrega da documentação referente de matrícula pele alune.

Inscrição em Disciplinas

Nos dois primeiros semestres serão oferecidas as disciplinas obrigatórias. No terceiro e quartos semestres serão oferecidas as disciplinas optativas. A inscrição em disciplinas é responsabilidade de alune e deverá ser realizada pelo SIGA.  

É facultado ao alune realizar disciplinas optativas em outros programas de Pós-Graduação. Contudo, esta deverá ser validada de acordo com a Resolução CEPG nº 1, de 1º de dezembro de 2006.

Escolha de orientadore

O aluno terá o prazo de 6 (seis) meses (a contar da data de ingresso no curso) para escolha de um orientador, que deverá ser submetida e aprovada pela coordenação do MPB. A orientação será de responsabilidade de um ou mais orientadores, sendo um deles necessariamente credenciado no MPB.

Defesa do Projeto de Dissertação de Mestrado

O discente deverá defender o Projeto de dissertação ao final de 12 (doze) meses (a contar da data de ingresso no curso). O Projeto é obrigatório e será analisado por uma banca examinadora.

A defesa do projeto tem o intuito de verificar o domínio do estudante em relação à relevância, originalidade, exequibilidade e conhecimentos de bibliografia na área temática relacionada diretamente ao projeto. A banca analisará o estágio de desenvolvimento do projeto proposto em relação ao prazo de defesa da Dissertação (ex: disponibilidade dos modelos de estudo, disponibilidade das ferramentas de estudo, resultados preliminares, se houver).

O processo da defesa de projeto de dissertação é constituído por duas fases:

1) a entrega de um documento escrito descrevendo o projeto à banca examinadora com prazo mínimo de 15 dias úteis antes data da defesa;

2) uma apresentação oral ilustrada do projeto, de aproximadamente 15 minutos, seguida de arguição e discussão com a banca.

Exame de língua inglesa

O exame de língua Inglesa é oferecido semestralmente. Para o mestrado, o exame consta de tradução/interpretação de texto. Os candidatos que obtiveram grau igual ou superior a 7,0 na prova de inglês durante o processo de seleção ficarão isentos da prova de inglês.

Carga Horária Mínima para obtenção do título

OBRIGATÓRIAS

ELETIVAS

PROJETO DE DISSERTAÇÃO

TOTAL

270h

90h

 

360h

Será exigido um coeficiente de rendimento acumulado (CRA) igual ou superior a dois.

Trancamento de matrícula

O estudante não poderá trancar a matrícula no 1° período.

O estudante só poderá solicitar trancamento de matrícula, com a concordância do orientador, por um período máximo de 6 (seis) meses consecutivos ou não.

Requisitos para Obtenção do Grau de Mestre

  • Carga horária mínima de 360 horas em disciplinas
  • Coeficiente de rendimento igual ou superior a 2,0
  • Aprovação no exame de língua inglesa
  • Aprovação no Projeto da Dissertação
  • Aprovação na Prévia da Dissertação

Prévia

A banca da prévia deve ser aprovada pela CPGP.

Para a deliberação da CPGP o discente deve encaminhar o formulário de prévia devidamente preenchido e assinado para o e-mail da CPGP e realizar o preenchimento do “Formulário envio do produto final da dissertação”, o envio deste será pelo site google formulários. A aprovação da banca da prévia está condicionada a entrega de ambos os formulários e documentos requisitados nestes.

Ao menos um membro da banca deve fazer parte do corpo de orientadores do MPB.

O agendamento da prévia é realizado pelo discente em acordo com o(s) orientador(es) e os membros da banca.

Todos os formulários e e-mails mencionados se encontram no site do MPB.

Defesa

O Curso de Mestrado Profissional de Formação para a Pesquisa Biomédica do IBCCF terá duração mínima de 12 (doze meses) e máxima de 36 (trinta e seis meses) contando a partir da data da matrícula, incluindo o desenvolvimento e defesa da dissertação de mestrado.

Para a defesa da dissertação, o estudante deverá: ter cumprido a carga horária mínima; ter obtido CRA mínimo de 2,0; ter defendido o projeto de dissertação ao final de 12 (doze) meses; ter demonstrado proficiência na língua inglesa e ter aprovação de sua dissertação em revisão prévia.

Após a defesa, o discente deve preencher o “Formulário envio do produto final da dissertação” (link no site na aba formulários), enviando a versão revisada e atualizada do produto de sua dissertação baseado no modelo disponível no site.